Poupança Vs Tesouro Direto


Poupança Vs Tesouro Direto

Muitos de nós brasileiros, adotamos a poupança como um método seguro de guardar dinheiro e esperar sempre um rendimento. Essa é uma premissa a qual eu, você, todos, algum dia já acreditamos, mas será que a poupança é um bom investimento? Será que ela é segura? Existe algum investimento mais seguro que ela? Essas dúvidas, você irá sanar agora.

Antes de eu explanar um investimento melhor que a poupança, preciso te explicar como a poupança trabalha. Existe uma taxa no brasil chamada “Taxa Selic” (Que a grosso modo é a nossa INFLAÇÃO, nos próximos texto posso explicar como ela e calculada, qual a importância dela para economia, quem a decide etc), agora que a apresentei para vocês, vou chama-la apenas de SELIC, é ela que determina o funcionamento da poupança, quando a Selic se encontra acima de 8.5% ao ano, a poupança rende 100% da Selic + TR (TR é Taxa Referencial, a qual posso explicar em textos futuros, apenas guarde que é uma taxa muito baixa), uma situação interessante, pois o seu dinheiro está sempre sendo atualizado e tendo mais uma TR, porém não é o caso em que vivemos. Atualmente (01/08/2018) a taxa Selic está em 6.5 % ao ano, então nossa queridinha poupança tem outro funcionamento, ela rende apenas 70% da Selic + TR. Então você deve estar pensando, Quer dizer que o dinheiro na poupança não está nem sendo atualizado pela inflação? SIIIIIIIIIIIIIM! Você esta “perdendo dinheiro”, agora coloco aspas, pois não, você não vai colocar uma quantia na poupança e no dia seguinte vai ter menos, mas seu dinheiro não está sendo atualizado pela inflação, e isso é péssimo, pois o dinheiro que você compra um pão hoje em dia, não vai ser suficiente para comprar o mesmo pão daqui alguns anos.

Agora vou te apresentar apenas um investimento que nesse momento é melhor que a poupança, ele se chama Tesouro Direito, para essa modalidade de investimento, existem várias opções, pre-fixados, pos-fixados, atrelados a taxa Selic, e é sobre esse que quero falar, se você tem medo de investir, saiba que na poupança você está emprestando dinheiro para determinado banco, e no tesouro direto, você está emprestando dinheiro para o Governo, e temos que concordar que se acontecer um colapso na economia, o seu banco quebra antes do Governo, então percebemos que esse investimento já é mais seguro que a poupança. Ta Diogo, mas quanto rende esse investimento? Como falei, existem várias maneiras de você aplicar no tesouro direto, mas vou me atentar no chamado “Tesouro Selic” que rende a taxa Selic, isso quer dizer que seu dinheiro está sempre atualizado, se a Selic sobe, seu dinheiro rende mais, se desce, rende menos, mas nunca menos que a inflação.

Não estou falando para você tirar todo seu dinheiro da poupança e colocar no tesouro direito, mas quero te fazer refletir sobre como usar o seu dinheiro. Isso é uma coisa que os bancos nunca vão te falar, mas na poupança atualmente, você está perdendo dinheiro amigo!


Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram