Auditoria externa: o que é?


Trata-se de uma atividade que analisa as demonstrações contábeis da organização para identificar possíveis falhas. Para isso, são utilizados alguns procedimentos técnicos e, ao final, é emitido um parecer informando se os dados estão de acordo com os princípios fundamentais e as normas da contabilidade do país.


Quais os benefícios de se contratar uma auditoria externa?


A contratação de uma auditoria externa traz mais confiabilidade aos registros contábeis e financeiros e colabora para o desenvolvimento da governança corporativa, promovendo conhecimentos, adequações e monitoramento nas atividades da empresa. Além disso, podemos citar fatores que contribuem para uma melhor gestão e tomada de decisões:


– Controles internos mais eficientes:


Uma das premissas da auditoria externa é conhecer a entidade, seu negócio e seus controles internos. As falhas identificadas são comunicadas pela auditoria de forma mais crítica, e a empresa poderá trabalhar para mitigá-las.


– Segurança nas informações financeiras:


Uma empresa auditada periodicamente é um indício positivo de que suas informações possuem credibilidade, pois a auditoria contribui para inibir práticas de conluio, fraudes e erros em suas operações e registros.


– Análise das demonstrações contábeis:


As informações relativas ao financeiro, faturamento, compras e outros setores chegam à contabilidade e dão origem aos registros contábeis. O auditor terá acesso aos controles internos utilizados pela empresa e, através de procedimentos de auditoria, assegura se essas informações estão corretamente refletidas nas demonstrações contábeis.


– Obtenção de empréstimos:


Demonstrações financeiras auditadas trazem mais credibilidade e transparência aos negócios da empresa, o que facilita a obtenção de recursos junto às instituições financeiras.


– Investidores:


A auditoria externa possui um papel fundamental na atração de investidores. Ao longo dos anos a auditoria vem apresentando uma enfática preocupação com os avanços tecnológicos, adaptação de diretrizes e o cumprimento de normas e regulamentos vigentes.

São fatos que contribuem para dar credibilidade às informações financeiras, contábeis e operacionais da empresa, o que garante a confiança de potenciais investidores.


A sua empresa precisa de uma auditoria externa?


A auditoria externa, além de avaliar os procedimentos técnicos e adequados, tem como produto final a emissão do relatório dos auditores independentes sobre a fidedignidade da posição patrimonial e o resultado de suas operações. Ela não está apenas focada nos processos, mas também na geração de credibilidade e confiança nos negócios da empresa.

Os benefícios apresentados podem contribuir para que as operações sejam mais transparentes e podem ajudar em momentos de reestruturação gerencial, obtenção de empréstimos e busca por investidores. A sua empresa precisa de uma auditoria externa? Conte conosco para isso.


Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram