Dicas para reduzir a carga tributária de sua empresa


Ter um negócio inclui inúmeras responsabilidades e, entre elas, o pagamento correto de todos os impostos. Mas você já parou para pensar em como reduzir a carga tributária de uma empresa?


Existem algumas maneiras legais que, sem qualquer tipo de risco, permitem a diminuição de tributos a serem pagos. E o principal benefício de entender como reduzir os impostos de uma empresa? Além de minimizar prejuízos com custos que poderiam ser evitados, o foco total em maiores lucros e investimentos.


Antes de tudo é importante expormos a definição de carga tributária: trata-se de um conjunto de impostos, taxas e contribuições que uma empresa deve pagar para as diversas esferas governamentais, isto é: federal, estadual e municipal.


- Organize a empresa


Para economizar com impostos, a primeira coisa que você precisa fazer é organizar a sua empresa. É essencial ter os documentos em mãos e um controle total sobre a realidade financeira do empreendimento. Dessa forma, é mais fácil pensar em estratégias que visem à redução da carga tributária.


- Descubra o melhor enquadramento jurídico


No Brasil, é possível enquadrar uma empresa no Simples Nacional, no Lucro Real ou no Lucro Presumido. A decisão é feita todo ano e é a partir dela que são definidos quais impostos devem ser recolhidos e como os procedimentos ocorrerão.

Então, para fazer a escolha, é essencial que você conheça a realidade do seu negócio e conte com uma boa assessoria tributária.


- Fique atento aos benefícios fiscais

Outra questão importante e que contribui consideravelmente para a redução do impacto da carga tributária são os benefícios fiscais. Neles, em troca de ações da empresa, investimentos em áreas específicas ou entradas em programas do governo, a organização tem redução ou isenção de imposto de renda e Contribuição Social. Analise as legislações federal, estadual e municipal e descubra se existe algo específico para a sua atividade.

- Faça um planejamento tributário


Essa medida é essencial para que você economize com segurança. Ao conhecer todos os tributos que incidem sobre a atividade e ter um controle intenso sobre o fluxo de caixa e o balanço financeiro da empresa, é possível pensar em estratégias lícitas para a redução dos impostos.


Entre essas estratégias, podemos citar a compensação de créditos tributários, a adoção de ações que impeçam a prática dos fatos geradores dos impostos e muito mais.

- Terceirize atividades não essenciais


A terceirização de atividades não essenciais da empresa ajuda, e muito, com a redução da carga tributária. Isso porque, quanto mais funcionários você tem, mais impostos você precisa pagar e mais obrigações passam a existir.

- Conte com uma boa assessoria contábil

Como você viu ao longo do texto, várias ações podem contribuir para que você economize com impostos. Porém, erros podem conduzir a uma sonegação fiscal, o que com certeza você não quer.

Então, antes de aplicar essas estratégias, procure profissionais especializados em contabilidade e apresente a situação da sua empresa para eles.


Nós, da Sapri Consultoria, temos uma equipe experiente e especializada em soluções contábeis. Aumentar os seus lucros e otimizar os seus resultados é o nosso objetivo. Conte conosco!


Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram